Como fazer trufas de chocolate: Dicas e truques de chefs experientes

COMO FAZER TRUFAS DE CHOCOLATE

As trufas de chocolate têm uma história rica e envolvente que remonta ao início do século XX. Embora o nome “trufa” esteja associado aos fungos raros encontrados na natureza, as trufas de chocolate não contêm esse ingrediente. Elas são uma criação da confeitaria inspirada em sua semelhança com as trufas de terra.

Acredita-se que as trufas de chocolate tenham sido inventadas na França, onde ganharam popularidade como uma iguaria indulgente. Sua textura cremosa e sabor rico rapidamente as tornaram favoritas em todo o mundo. Ao longo do tempo, várias variações e técnicas foram desenvolvidas para aprimorar sua preparação e sabor.

População Mundial das Trufas de Chocolate: As trufas de chocolate são populares em todo o mundo, especialmente em países onde o chocolate é apreciado como uma iguaria. Além da França, onde se originaram, essas delícias são amplamente consumidas em países como:

  1. Estados Unidos: Com uma cultura de doces bem desenvolvida, as trufas de chocolate são apreciadas em todo o país, especialmente em lojas de chocolates gourmet e confeitarias artesanais.
  2. Bélgica: Conhecida por sua produção de chocolate de alta qualidade, a Bélgica é outro país onde as trufas de chocolate são extremamente populares. Os chocolatiers belgas são conhecidos por sua habilidade em criar trufas indulgentes e sofisticadas.
  3. Suíça: Assim como na Bélgica, a Suíça tem uma longa tradição na produção de chocolate fino. As trufas suíças são frequentemente vistas como símbolos de luxo e são apreciadas por sua qualidade excepcional.
  4. Itália: A Itália também é conhecida por suas trufas de chocolate, muitas vezes incorporando sabores e ingredientes locais em suas receitas.

Além desses países, as trufas de chocolate também têm uma presença significativa em muitas outras partes do mundo, onde são apreciadas como um deleite indulgente e uma expressão da arte da confeitaria.

INGREDIENTES

  • 1 kg de chocolate meio amargo
  • ½ lata de creme de leite sem soro
  • 100 g / ½ tablete de manteiga
  • 3 colheres (sopa) de conhaque
  • 1 xícara (chá) de chocolate em pó

MODO DE PREPARO

Com uma faca afiada, pique o chocolate meio amargo e separe-o em duas partes iguais, reserve uma das partes.Transfira a outra parte para uma tigela refratária e leve o chocolate para derreter em banho-maria ou no forno de microondas. Para fazer o banho-maria, leve uma panelinha com um pouco de água ao fogo médio. Quando começar a ferver, abaixe o fogo e encaixe uma tigela com chocolate sobre a panela. A água não deve encostar no fundo da tigela, pois o calor do vapor é suficiente para derreter o chocolate. Assim que derreter, retire a tigela da panela. Junte o creme de leite e misture bem.

Adicione a manteiga, em temperatura ambiente, e o conhaque. Misture muito bem, leve à geladeira para descansar por 24 horas. Retire da geladeira e, com o auxílio de uma colher, faça bolinhas. Leve as bolinhas à geladeira e deixe por 1 hora. Derreta o chocolate restante no forno de microondas ou em banho-maria. Coloque o chocolate em pó em um prato raso.

Mergulhe as bolinhas no chocolate derretido e retire-as com um garfo. Deixe o excesso escorrer bem para dentro do recipiente. Transfira as trufas escorridas para o prato com chocolate em pó. Quando estiverem firmes, enrole cada uma delas para empanar. Vá fazendo este procedimento aos poucos. Bata levemente em cada bolinha para retirar o excesso de chocolate em pó. Transfira as trufas para uma assadeira grande, cubra com filme e leve para gelar por mais 1 hora.

Informações nutricionais:

COMO FAZER TRUFAS DE CHOCOLATE

Para uma estimativa aproximada das informações nutricionais para 100 gramas de trufas de chocolate, considere os seguintes ingredientes comuns e suas propriedades nutricionais médias:

  • Chocolate amargo (70% de cacau): Cerca de 600 calorias, 45g de gordura, 30g de carboidratos (dos quais 15g são açúcares), 10g de proteína.
  • Creme de leite: Cerca de 300 calorias, 30g de gordura, 3g de carboidratos (todos açúcares), 3g de proteína.
  • Manteiga: Cerca de 700 calorias, 80g de gordura (dos quais 50g são gorduras saturadas), 0g de carboidratos, 0g de proteína.
  • Cacau em pó (sem adição de açúcar): Cerca de 300 calorias, 10g de gordura, 50g de carboidratos (dos quais 10g são açúcares), 20g de proteína.
  • Açúcar em pó: Cerca de 400 calorias, 0g de gordura, 100g de carboidratos (todos açúcares), 0g de proteína.

Essas são apenas estimativas aproximadas e os números exatos podem variar dependendo das proporções e dos ingredientes específicos utilizados na sua receita. Recomenda-se sempre verificar as informações nutricionais dos ingredientes individuais e calcular as informações nutricionais finais com base na sua receita específica.

LEIA TAMBÉM:

FAÇA TAMBÉM BOLO-SUFLÊ DE CHOCOLATE

COMO FAZER BOLO-SUFLÊ DE CHOCOLATE

É bolo ou é suflê? Com muitas texturas, esta receita é para comer de colheradas: a superfície é crocante e o recheio bem cremoso. Um novo clássico de família!

INGREDIENTES

  • 200 g de chocolate amargo (entre 50% e 60% de cacau)
  • 150 g de manteiga
  • 6 ovos
  • 1 ¼ de xícara (chá) de açúcar
  • ¾ de xícara (chá) de farinha de trigo
  • manteiga para untar

MODO DE PREPARO

Preaqueça o forno a 180 ºC (temperatura média). Unte com manteiga um refratário redondo de cerca de 30 cm de diâmetro. Atenção: este bolo fica cremoso e não será desenformado. Numa tábua, pique o chocolate grosseiramente e corte a manteiga em cubos. Transfira para uma tigela de vidro refratário pequena.  Derreta a manteiga com o chocolate em banho-maria: leve uma panela pequena com um pouco de água ao fogo médio; quando ferver, diminua o fogo e encaixe a tigela com o chocolate e a manteiga; mexa de vez em quando com uma espátula – a água não deve encostar no fundo da tigela, o calor do vapor é suficiente para derreter os ingredientes. Retire a tigela banho-maria e reserve. 

Separe as claras das gemas de 3 ovos: numa tigela pequena, quebre um ovo de cada vez. Transfira as claras para a tigela da batedeira e reserve as gemas em outra tigela grande. Numa tigela pequena, quebre os outros 3 ovos, um de cada vez, e junte às gemas – se um estiver estragado você não perde toda a receita. Acrescente 1 xícara (chá) de açúcar e misture vigorosamente com o batedor de arame até formar um creme claro. Adicione o chocolate e manteiga derretidos e misture bem. Acrescente a farinha de trigo aos poucos e misture até ficar liso. Reserve. 

Leve as claras para bater na batedeira: inicie em velocidade mínima; assim que espumar, acrescente o açúcar aos poucos, sem parar de bater; aumente a velocidade gradualmente e deixe bater até formar um merengue brilhante. Enquanto isso, leve ao fogo alto uma panela pequena com água para ferver – ela vai ser usada para assar o bolo em banho-maria.  Adicione cerca de ⅓ do merengue à massa de chocolate e misture com uma espátula para incorporar. Junte o restante do merengue e misture delicadamente, fazendo movimentos circulares de baixo para cima – assim as bolhas de ar do merengue não se perdem e o bolo fica levíssimo. 

Transfira a massa de bolo para o refratário untado. Coloque o refratário dentro de uma assadeira grande e leve ao forno. Preencha o fundo da assadeira com a água fervente. Deixe assar por cerca de 30 minutos até formar uma crosta na superfície e o bolo descolar das laterais. Para verificar, espete um palito no centro: o bolo deve estar úmido no centro.  Retire a assadeira do forno e deixe o bolo descansar por 5 minutos antes de retirar do banho-maria. Com as costas de uma colher, quebre a superfície crocante do bolo e sirva a seguir ainda morno.

Esperamos que você tenha gostado dessa receita, se gostou role a pagina para baixo e deixe um comentário, deixe também uma sugestão de alguma receita de sua preferência que ainda não tenha sido postada por nós.

Entre também em no nosso grupo de WHATSAPP para não perder nenhuma receita CLIQUE AQUI
Veja também como fazer Macarrão Recheado com Carne Moída e Bacon

LEIA TAMBÉM:

3 comentários em “Como fazer trufas de chocolate: Dicas e truques de chefs experientes”

  1. Eu amei todas as receitas e aos poucos vou fazendo para.minha família e estão dando mto certo e fazendo mto sucesso, bem que eu gostaria de ganhar o kit, me ajudaria muuuito!

    Responder

Deixe um comentário