Voo Cancelado e Agora?

Voo Cancelado e Agora?

Antes de mais nada, é verdade que ninguém quer enfrentar problemas como cancelamentos, atrasos e outros contratempos durante a viagem. Mas, você sabe o que fazer quando seu voo é cancelado? Infelizmente, esses imprevistos acontecem com qualquer pessoa, e saber quais são seus direitos e como utilizá-los é fundamental para não sofrer muitas consequências ruins pelo ocorrido.
Contudo, os direitos dos passageiros aéreos são mais do que apenas conceitos extravagantes. Eles são baseados em leis brasileiras e europeias. Neste artigo, você conhecerá essas leis e descobrirá exatamente o que pode fazer se seu voo for cancelado.

Voo Cancelado Como Proceder

Primeiramente, vale ressaltar que ninguém quer experimentar cancelamentos, atrasos e outros contratempos durante a viagem. Mas, você sabe o que fazer quando seu voo é cancelado? Infelizmente, esses imprevistos acontecem com qualquer pessoa, e saber quais são seus direitos e como utilizá-los é essencial para não sofrer muitas consequências ruins do que aconteceu.
Os direitos dos passageiros aéreos são mais do que apenas conceitos extravagantes. Eles são baseados na legislação brasileira e europeia. Neste artigo, você conhecerá essas leis e descobrirá exatamente o que pode fazer se seu voo for cancelado.
Em caso de cancelamento de voo, os direitos dos passageiros aéreos existem e você deve persegui-los. Afinal, as empresas geralmente não buscam atendimento e indenização aos passageiros que sofrem danos, e isso deve partir de você.
Os direitos para voos brasileiros e voos europeus podem diferir ligeiramente. Confira abaixo algumas dessas diferenças.

Como Encarar essa Situação no Brasil

Antes de tudo, você precisa saber que os direitos dos passageiros em voos domésticos são regidos pela Anac (Administração Nacional de Aviação Civil) por meio da Resolução 141/2010. Se você receber o aviso de cancelamento do voo com menos de 72 horas de antecedência da data de sua partida, ou se não receber o aviso, terá direito a indenização por danos morais. Essa compensação ocorre se você chegar ao seu destino com mais de 4 horas de atraso, levando em consideração o horário em que chegou com seu bilhete original.

Todavia, além desta compensação, você também pode solicitar o reembolso do bilhete. Em muitos casos, a companhia aérea pode colocá-lo em outro voo o mais rápido possível, em vez de oferecer um reembolso, mesmo por meio de outra companhia aérea.

Portanto, você também tem direito a assistência da companhia aérea, como alimentação, telefonemas, acomodação e transporte de e para aquela acomodação (ou de volta para sua casa). Essas assistências dependem de quanto tempo você precisa esperar pelo seu próximo voo.

Como Funciona na Europa

Os direitos de voo europeus são regidos pela lei CE261, que faz parte dos regulamentos da UE. Contudo, vale lembrar que a lei se aplica aos passageiros europeus, bem como aos passageiros de outras nacionalidades, desde que tenham adquirido passagem para a Europa.
Mas, se o seu voo for cancelado, a companhia aérea reembolsará sua passagem, oferecerá um voo alternativo o mais rápido possível (mesmo através de outra companhia aérea) e até pagará o voo de volta se você não estiver em seu país de origem.
Se o voo for cancelado menos de 14 dias antes da viagem, os passageiros têm direito a uma indemnização que varia entre os 250 e os 600 euros, consoante a distância percorrida.
Se o voo for cancelado devido a eventos climáticos, greves ou riscos de segurança e outros motivos além do nosso controle, não haverá reembolso. Em vez disso, você se mudará para o próximo voo possível.

Além disso, os passageiros têm direito à assistência prestada pela empresa enquanto aguardam uma resolução. Estas assistências incluem o pagamento de refeições, telefonemas, alojamento (em caso de longa espera) e transporte de e para o alojamento.

Se a companhia aérea não cobrir esses custos, você deve coletar comprovante de todas as refeições, hospedagem e transporte enquanto espera. Então a empresa tem que te compensar.

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