Como Fazer um Bolo de Banana com Aveia Sem Açúcar e sem Farinha: Receita Ideal para uma Alimentação Balanceada

Bolo de Banana com Aveia Sem Açúcar e sem Farinha

Bolo de Banana com Aveia Sem Açúcar e sem Farinha, Aprenda a fazer uma receita de Bolo fit de banana com aveia, super fácil de fazer, sem açúcar e sem farinha de trigo. Receita saudável e simples. Esse bolo de banana com aveia é um bolo fit que é a sensação do momento por não precisar de farinha ou açúcar e ficar delicioso. A banana adoça a massa e dá aquele aroma incomparável. Você pode fazer com óleo de milho ou trocar por óleo de coco e deixar ainda mais saudável. Ele é super fácil de fazer e fica muito fofinho, um bolo diet para comer sem culpa. .

Como fazer bolo de banana com aveia?

Ingredientes:

  • 4 bananas maduras
  • 4 ovos
  • 1/2 xícara de óleo (de milho ou de coco)
  • 2 xícaras de flocos finos de aveia
  • 2 colheres (de sopa) de fermento em pó
  • 1 colher (de chá) de canela (opcional)
  • 1/2 colher (de chá) de essência de baunilha (opcional)

Modo de preparo:

Corte as bananas e coloque-as no liquidificador ou processador, coloque também os ovos, o óleo e bata bem. Coloque essa mistura em uma tigela e adicione os flocos de aveia, a canela e a essência de baunilha, misture bem. Por último adicione o fermento e misture sem bater muito. Coloque toda a mistura em uma forma de silicone, ou uma forma untada. Leve ao forno por aproximadamente 35 minutos à 180ºC.

Informações nutricionais:

Como Fazer Bolo de Banana com Aveia sem Açúcar

As informações nutricionais para 100 gramas da receita de Bolo de Banana com Aveia Sem Adição de Açúcar e sem Farinha podem variar ligeiramente dependendo dos ingredientes específicos utilizados e de suas proporções exatas. No entanto, aqui está uma estimativa geral das informações nutricionais para essa receita:

  • Calorias: Aproximadamente 150-200 kcal
  • Proteína: Cerca de 3-5 gramas
  • Gordura: Em torno de 5-8 gramas
    • Gordura saturada: Menos de 1 grama
  • Carboidratos: Cerca de 25-30 gramas
    • Açúcares: Naturalmente presentes na banana, aproximadamente 10-15 gramas
  • Fibra: Cerca de 3-5 gramas
  • Sódio: Quantidade insignificante, dependendo do uso ou não de sal na receita
  • Potássio: Em torno de 200-300 mg
  • Vitaminas e minerais: Rica fonte de potássio, vitamina C, vitamina B6, magnésio e manganês devido à presença das bananas e da aveia.

Essas são apenas estimativas e podem variar dependendo dos ingredientes específicos e das quantidades exatas utilizadas na receita. Se você tiver acesso às informações nutricionais dos ingredientes individuais, poderá calcular de forma mais precisa as informações nutricionais para a porção de 100 gramas do bolo.

Dicas de congelamento:

Como fazer Bolo de Banana sem Forno

Você pode congelar o Bolo de Banana com Aveia Sem Adição de Açúcar e sem Farinha, mas há algumas considerações a ter em mente.

Como Congelar:

  1. Esperar esfriar completamente: Antes de congelar o bolo, deixe-o esfriar completamente à temperatura ambiente. Congelar um bolo quente pode resultar em condensação, o que pode comprometer a textura do bolo após o descongelamento.
  2. Corte em porções individuais (opcional): Se preferir, corte o bolo em porções individuais antes de congelar. Isso facilitará a descongelação de porções menores, se necessário.
  3. Embrulhe bem: Enrole o bolo completamente em filme plástico ou papel alumínio. Certifique-se de selar bem para evitar a entrada de ar, o que pode causar queimaduras de congelamento.
  4. Armazene em recipiente hermético: Coloque o bolo embrulhado em um recipiente hermético ou saco para freezer. Isso ajudará a evitar que o bolo absorva odores indesejados do freezer.
  5. Rotule e date: Não se esqueça de rotular o recipiente com o conteúdo e a data de congelamento. Isso ajudará você a lembrar quanto tempo o bolo está no freezer.
  6. Congele: Coloque o bolo no freezer, onde ele pode ser armazenado por até 2-3 meses.

Como Descongelar:

  1. Descongelamento lento: Retire o bolo do freezer e deixe descongelar lentamente na geladeira durante a noite. Isso garantirá que o bolo descongele de maneira uniforme e segura.
  2. Descongelamento à temperatura ambiente: Se preferir, você também pode deixar o bolo descongelar à temperatura ambiente por algumas horas. Certifique-se de que esteja em uma área fresca e protegida de insetos.

Por que você pode congelar:

  • Este bolo contém ingredientes que geralmente são seguros para congelar, como bananas e aveia.
  • A textura do bolo após o congelamento e descongelamento pode não ser a mesma que fresca, mas ainda será comestível.

Por que você não pode congelar:

  • Alguns ingredientes podem não congelar bem ou podem mudar de textura após o descongelamento. No entanto, neste caso, com ingredientes comuns como bananas e aveia, isso não deve ser um problema significativo.
  • Certifique-se de armazenar corretamente o bolo e seguir as instruções de congelamento para evitar qualquer degradação na qualidade do produto final.

LEIA TAMBÉM:

FAÇA TAMBÉM BOLO DE BANANA COM PEDAÇOS DE CHOCOLATE

É bolo, mas é de fruta! Nesta versão você nem precisa dar explicações: a receita leva farinha integral e chocolate amargo.

INGREDIENTES

  • 3 bananas nanicas
  • 3 ovos
  • 1 xícara (chá) de açúcar
  • 1 xícara (chá) de manteiga
  • 1 ¼ xícara (chá) de farinha de trigo integral
  • ½ xícara (chá) de chocolate amargo picado
  • 1 colher (chá) de extrato de baunilha
  • 1 colher (chá) de bicarbonato de sódio
  • 1 colher (chá) de fermento em pó
  • manteiga para untar a forma

MODO DE PREPARO

Preaqueça o forno a 180 ºC (temperatura média). Unte uma fôrma redonda de 20 cm de diâmetro, espalhando com pincel ou papel-toalha uma camada fina e uniforme de manteiga. Corte um disco de papel-manteiga, usando o fundo da fôrma como medida. Ele deve ficar do tamanho exato. Corte também uma tira de cerca de 80 cm x 12 cm para forrar a parede da fôrma. Pressione com os dedos para colar o papel na fôrma untada. Pincele novamente a manteiga sobre o papel. 

Numa tábua, corte as bananas em rodelas. Transfira para o copo do liquidificador. Numa tigela, coloque a manteiga cortada em cubos e leve ao micro-ondas para derreter. Junte no copo do liquidificador a manteiga derretida, os ovos, o açúcar, a farinha e a essência de baunilha. Bata até formar uma mistura lisa e uniforme. 

Despeje a massa numa tigela e acrescente o bicarbonato e o fermento. Com uma espátula, misture delicadamente. Junte o chocolate amargo picado e misture. Transfira a massa para a forma e leve ao forno por 40 minutos. Depois deste tempo, aumente a temperatura para 200 ºC e deixe assar por mais 20 minutos. Espete um palito no centro da massa; se sair limpo, está pronto. Deixe esfriar por 15 minutos antes de desenformar e remova o papel-manteiga. Quando estiver frio, polvilhe com açúcar de confeiteiro.

LEIA TAMBÉM:

FAÇA TAMBÉM ESPIRAL DE BANANA CARAMELIZADA

Por dentro, a banana macia. Por fora, uma casquinha crocante que quebra na boca. Na primeira mordida já dá para sacar como essa sobremesa que leva ingredientes tão simples é maravilhosa. E fica linda!

INGREDIENTES

  • 2 bananas-da-terra maduras
  • ¾ de xícara (chá) de açúcar
  • ½ colher (chá) de canela em pó
  • ½ colher (chá) de gengibre em pó
  • 2 xícaras (chá) de óleo para fritar

MODO DE PREPARO

Separe 8 espetos de bambu médios para churrasco. Num prato fundo, misture o açúcar, a canela e o gengibre em pó. Descasque e corte a banana em 4 pedaços, no sentido da largura. Seque bem cada pedaço com papel toalha assim elas não escorregam na hora de cortar. Espete um palito em cada pedaço de banana, no sentido do comprimento. Com uma faca pequena, corte a banana em espiral: apoie na tábua, corte e gire a banana ao mesmo tempo, usando o palito como limite para não cortar as fatias até o fim; com as mãos afaste as fatias para ficar no formato de espiral.

Passe as espirais de banana pela mistura de açúcar com canela e gengibre – com uma colher, coloque açúcar também entre as fatias para cobrir toda a superfície da fruta. Deixe as bananas absorverem um pouco do açúcar por alguns minutos. Enquanto isso, coloque o óleo numa panela pequena de lateral alta e leve ao fogo médio para aquecer. Separe uma travessa antiaderente para colocar as bananas carameladas depois de fritas evite utilizar papel toalha, pois ele gruda na fruta.

Atenção para o ponto do óleo: ele não pode estar muito quente para evitar que as bananas queimem, teste o ponto com um pedacinho da fruta coberta com açúcar – tem que formar as bolhinhas de fritura em torno da fruta, que não pode afundar. Se afundar, é porque o óleo está frio. Segurando pelo palito, mergulhe delicadamente no óleo quantas espirais couberem, uma ao lado da outra. Abaixe o fogo e deixe fritar por cerca de 2 minutos até a superfície ficar caramelada e brilhante.

Com uma pinça (ou escumadeira), retire as bananas e deixe escorrer bem o óleo. Transfira as espirais para a travessa antiaderente e repita com o restante – se necessário, retire porções de açúcar queimado do óleo com a escumadeira. Deixe amornar antes de servir. Fica uma delícia com sorvete de baunillha e com creme batido.
OBS: prepare essa sobremesa na hora de servir, evite armazenar as espirais por muito tempo pois o caramelo derrete.

Esperamos que você tenha gostado dessa receita, se gostou role a pagina para baixo e deixe um comentário, deixe também uma sugestão de alguma receita de sua preferencia que ainda não tenha sido postada por nós.

Entre também em no nosso grupo de WHATSAPP para não perder nenhuma receita CLIQUE AQUI
Veja também como fazer panquecas de frango

4 comentários em “Como Fazer um Bolo de Banana com Aveia Sem Açúcar e sem Farinha: Receita Ideal para uma Alimentação Balanceada”

Deixe um comentário